top of page

A Quiropraxia

Onde Surgiu
 

Embora a manipulação da coluna se remonte aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, a descoberta da Quiropraxia é atribuída a D.D. Palmer em 1895, com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.

Palmer desenvolveu a Teoria da Quiropraxia e seu método inspirando-se em diversas fontes, incluindo a manipulação médica, “bonesetting” e a osteopatia, como também incorporou aspectos originais desenvolvidos por ele mesmo.

 

O termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro - mãos e Praxis - praticar “praticar com as mãos”, é atribuido a D.D. Palmer e lhe foi dado por um paciente o Reverendo Samuel Weed.

Fonte: Associação Brasileira de Quiropraxia - ABQ

 

A quiropraxia moderna

 

Hoje a quiropraxia faz parte das ciências da área da saúde, para exercer a profissão é necessário curso de formação superior, onde o profissional é ensinado a diagnosticar e tratar as disfunções neuromúsculoesqueléticas. O diagnóstico é realizado através da anamnese, exames de imagem, testes ortopédicos e neurológicos. Após todas essas etapas, o profissional pode desenvolver um tratamento específico para a disfunção do paciente ou encaminha-lo para outro profissional da área correspondente ao seu problema.

 

 

D.D. Palmer

O tratamento se baseia em ajustes manuais, buscando a melhora da amplitude de movimento do segmento, assim como a remoção das limitações encontradas. Além de ajustes manuais também são realizadas, quando necessárias, liberações musculares  e utilização de Kinesio Taping em casos especiais.

Assim o quiropraxista trata de seus pacientes de forma natural e sem o auxilio de fármacos, um tratamento com o uso das mãos e que tem como foco a auto regulação do nosso corpo e a melhora do desempenho neuromúsculoesquelético.

Christian C. Nantal Quiropraxista

​

João Corrêa, 526 - Centro, Parobé

 

​

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook Basic Black
bottom of page