Dor Lombar

​

Estudos relatam que 80% da população terá em algum momento de sua vida uma crise de dor lombar. A grande maioria das pessoas recorre a remédios, que podem até diminuir a dor, mas não agirão na causa do problema. Após a devida avaliação, nós iremos desenvolver  um tratamento ideal para a sua queixa. Existe vários motivos para apresentar um quadro de lombalgia, partindo de uma dor muscular até problemas de maior complicação, porém vamos falar de uma das mais graves, a compressão da raiz nervosa, geralmente provocadas por hérnia discal.

​

A imagem acima exemplifica a herniação do disco, se nota que como demonstra a estrutura chamada anéis fibrosos acaba se rompendo e projetando a estrutura denominada núcleo pulposo  em direção ao canal vertebral, podendo precionar a raiz nervosa ou até mesmo a médula. A sintomatologia inicial,geralmente se mostra por dor local, que com a medida que a hernia discal preciona as estruturas a sua volta desencadeia sintomas como parestesia ( sensação de formigamento ou dormência) e dor nos membros inferiores.

​

Desta forma, a dor para o nervo ciático pode atingir toda a sua extensão, iniciando nas raizes lombares e podendo chegar até o calcanhar, sendo unilateral ou bilateral em alguns casos.

A Quiropraxia faz o diagnóstico através da anamnese, testes ortopédicos, neurológicos e interpretação de exames de imagem (quando necessário). São utilizados tramamentos conservadores e não invasivos, através do ajuste quiropratico, técnicas miofasciais, kinésio taping e técnicas de centralização da dor, essas são algumas das diversas formas de tratamento.

​

Em média com 10 consultas já se verifica uma melhora de 80% sendo que, já se nota diminuição da queixa a partir do primeiro atendimento.  Gradualmente, o disco  inicia sua remissão junto com os sintomas, o número de visitas podem variar para cada caso.  Assim tratamos a queixa em um tempo relativamente pequeno quando comparado com outros tratamentos, proporcionando ao individuo, que retorne a sua rotina reduzindo o tempo de afastamento do trabalho ou atividades de lazer.